Revista do Meio Ambiente 80

Revista do Meio Ambiente 80

Humanidade ultrapassa 4 das 9 fronteiras | De olho no lixo hospitalar|Incêndio em Santos e o silêncio da mídia|Os índios e…

More...
I Congresso Brasileiro e IV Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar

I Congresso Brasileiro e IV Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar

Será realizado no Campus da Univasf/Petrolina, nos dias 15, 16 e 17 de Outubro deste ano. Saiba como submeter seus…

More...
Califórnia e mobilidade urbana

Califórnia e mobilidade urbana

Por Maurício Andrés Ribeiro - Na Califórnia encontra-se uma variedade de situações de mobilidade urbana. A frota de veículos particulares é…

More...
Esse aplicativo te envia um aviso toda vez que você passar por um lugar onde uma mulher fez história

Esse aplicativo te envia um aviso toda vez que você passar por um lugar onde uma mulher fez história

Você já ouviu falar do Field Trip? O aplicativo do Google, que ajuda os usuários a descobrirem coisas interessantes de…

More...
Drone inteligente é capaz de plantar 1 bilhão de árvores por ano

Drone inteligente é capaz de plantar 1 bilhão de árvores por ano

Com a tecnologia, é possível espalhar milhares de sementes todos os dias.

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Imprimir

Como reciclar caixa de pizza?

Ligado . Publicado em Lixo & Reciclagem . Acessos: 3453

6793

Saiba por que caixas de pizza não são recicláveis. Óleo e gordura da pizza dificultam processo de reciclagem do papelão das caixas. Mas há alternativas

Você sabia que em muitos lugares não é permitido o descarte de caixas de pizza em lixeiras ecológicas? Isso deve parecer loucura, afinal de contas, essas caixas são feitas de papelão, que, até onde se sabe, é reciclável (saiba mais aqui). Mas não é no papelão que está o problema. É na pizza.

O que inutiliza as embalagens, na verdade, são os condimentos, como o óleo (gordura) e o queijo - que se impregnam no papelão. Quando uma embalagem de papelão abriga qualquer alimento que possa manchá-la com gordura (ou algo do tipo), ela deixa de ser apropriada para reciclagem. Já reparou que nos restaurantes fast-food não há lixeiras ecológicas? Pois é, apesar de muitas caixas desses alimentos aparecerem com aquele símbolo indicando a possibilidade de reciclagem, pode ter certeza de que essa informação não aparece nem nas letras miúdas.

A razão pela qual a reciclagem nestas condições fica impraticável é simples: logo quando começamos a aprender química no ginásio, a primeira lição que o/a professor(a) nos ensina é que água e óleo não se misturam. Em outras palavras, o processo de reciclagem do papel consiste em misturá-lo com água e formar uma pasta que, depois de seca, transforma-se em uma nova folha ou embalagem. Com o óleo presente nas caixas de pizza, fica impossível formar essa pasta.

Mas, como sabemos bem, a pizza é uma solução e não um problema. Mesmo que você seja daquelas pessoas que gostam de reciclar tudo, ler essa matéria não deve tornar a caixa de pizza uma vilã para você. É possível reciclar uma embalagem de pizza, sim! Basta separar as partes da caixa que não foram manchadas pela gordura, como a superfície.

Além da reciclagem, existem várias utilidades para essas caixas. No caso das caixas de pizza congeladas (que não tem o problema do óleo, apesar de fazerem mal à saúde), pode-se usar a criatividade ou enviá-la direto para a reciclagem. Já nos casos das caixas comuns, é possível separar a superfície para criar outras embalagens. Inclusive, a eCycle já publicou diversas matérias mostrando iniciativas em que o papelão reciclado foi utilizado (veja mais aqui).

Confira, no vídeo abaixo, como reutilizar uma caixa de pizza para fazer embalagens para presentes!

 


Fonte: eCycle.

{fcomment id = 6793}
Our website is protected by DMC Firewall!