Revista do Meio Ambiente 75

Revista do Meio Ambiente 75

A beleza incrível dos beija-flores / Agenda política do século XXI e a depressão / Entrevista especial com Átila Nunes…

More...
Peregrino fala sobre meio ambiente e desenvolvimento

Peregrino fala sobre meio ambiente e desenvolvimento

A REBIA entrevistou o candidato a Deputado Federal pelo PR (Partido da República), Fernando Peregrino

More...
Revista do Meio Ambiente 74

Revista do Meio Ambiente 74

Brasil é o segundo país no mundo que mais desmata | Epidemia de ebola: emergência de saúde internacional | Rodovias:…

More...
Revista do Meio Ambiente 73

Revista do Meio Ambiente 73

Comportamentos ambientais positivos - Respeito ao meio ambiente pode começar nas urnas | A sexta extinção em massa|A democratização da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

   

Notícias mais recentes

VÍDEOS AMBIENTAIS - Aves coloridas da Mata Atlantica

 
Sugerido por: Vilmar Berna (enviado via Facebook)

Imprimir

Essencis Soluções Ambientais lança Programa Bióleo para dar destino adequado ao óleo de cozinha usado

Publicado . em Artigos

Projeto será realizado em conjunto com o Instituto PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais e Prefeitura Municipal de Caieiras e tem por objetivo também evitar a contaminação da bacia do rio Juqueri

 

São Paulo – A Essencis Soluções Ambientais (www.essencis.com.br), líder no mercado ambiental brasileiro com diversas tecnologias implementadas para tratar e dar a destinação correta aos resíduos, acaba de firmar uma parceria com o Instituto PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais (IPNBE) e com a Prefeitura Municipal de Caieiras para implementar o Programa Bióleo – Duplamente Sustentável.

O projeto, que será realizado na cidade de Caieiras neste primeiro momento, tem por objetivos recolher e dar a destinação correta ao óleo de cozinha usado, organizando uma rede de logística reversa social, para que esse resíduo seja coletado em escala que justifique sua transformação em biodiesel ou bioernergia, evitando assim a obstrução da rede de esgoto, bem como a contaminação da bacia do rio Juqueri.

 

 

“Nos baseamos nos princípios do “triple bottom line” da sustentabilidade, que tem por finalidade os desenvolvimentos ambiental, social e econômico. Queremos proporcionar maior inserção da sociedade de Caieiras em projetos socioambientais e, com isto, nos tornarmos um agente de mudança”, comenta Edson Meneghini, diretor da regional São Paulo da Essencis Soluções Ambientais.

 

Um estudo realizado pela companhia e pelo conselheiro do IPNBE, Jorge Hori, aponta que os 93 mil habitantes da cidade de Caieiras descartam cerca de 20 mil litros de óleo por mês. Para se ter uma idéia da quantidade de contaminação que esse óleo pode provocar, cada litro de óleo pode poluir 20 mil litros de água do Rio Juqueri. Ao coletar esse resíduo e transformá-lo em insumo para a produção de biodiesel ou bioenergia, estará se diminuindo o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto. Outra vantagem é a diminuição consideravelmente da emissão de gases de efeito estufa ao transformá-lo em biodiesel, além de se transformar em fonte de renda que estaria financiando programas sociais.

 

“O óleo comestível não pode simplesmente ser descartado no ralo da pia. Se for parar em rios, córregos e represas ficará na superfície e impedirá a entrada de luz que alimenta os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Em redes de drenagem, pode causar entupimentos. E nas Estações de Efluentes de Tratamentos (ETE´s), quando em grande quantidade, forma uma camada flotada espessa, mau cheirosa e afeta a performance do sistema”, afirma Luzia Galdeano, superintendente operacional da regional São Paulo da Essencis.

 

Todo esse resíduo deve ser filtrado e armazenado em recipientes apropriados e será transformado em bióleo.

 

O Instituto PNBE vai treinar e capacitar pessoas da comunidade de Caieiras para que a coleta seja feita de forma adequada. Por parte da Essencis, a companhia fará a gestão do processo, dará todos os equipamentos de segurança necessários, veículos apropriados para o transporte do óleo, além de ser responsável pela remuneração das pessoas no processo de coleta, sendo elas de instituições sem fins lucrativos ou coletores. Caberá à prefeitura monitorar e fiscalizar o projeto.

 

Todo o óleo de gordura residual será tratado, por meio de um processo de limpeza e beneficiamento, se tornando o insumo que se transformará em biodiesel. Esse produto será adicionado ao óleo diesel mineral das unidades da Petrobrás de acordo com as normas existentes. Uma legislação específica da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que trata sobre gás natural e biocombustíveis, obriga uma mistura no diesel fóssil de 4%. Desta forma, o óleo de cozinha residual já transformado em bióleo pode gerar biocombustível  ou bioenergia.

 

Para o presidente do Instituto PNBE, Fernando Preste Maia, ”um dos objetivos do projeto é reciclar cerca de 80% do montante de óleo que a cidade gera. Este número pode parecer ousado, mas por meio do trabalho de conscientização da população, com as cooperativas, ONG’s locais e associações comunitárias, acredito que no final do primeiro ano já tenhamos atingido esta meta”.

 

O contrato assinado tem duração inicial de 12 meses, com a possibilidade de renovação, e define que o Programa Bióleo será administrado pelas duas entidades, sendo que toda a parte de gerenciamento da operação será realizada pelo Programa Bióleo – Duplamente Sustentável do IPNBE. Para o diretor-presidente da Essencis, Carlos Fernandes, “a idéia é que este seja um projeto piloto com a possibilidade de expansão, em breve, para outras comunidades onde a empresa atua com  Curitiba, Itaberaba, Joinville, Betim e Magé”.

 

O programa Bióleo vem se juntar aos demais projetos que a empresa desenvolve com a comunidade de Caieiras, recolhendo 1% da sua receita bruta e destinando-a a projetos sociais da prefeitura, além da execução de todo o recolhimento de lixo domiciliar gratuitamente e a realização da inclusão digital de seus funcionários.

 

Sobre a Essencis Soluções Ambientais

A Essencis Soluções Ambientais (www.essencis.com.br) tem como eixo central a Gestão Ambiental Integrada e não somente a gestão e tratamento de resíduos. Isso significa identificar e incorporar tecnologias ambientais de ponta, processos e procedimentos em busca do melhor aproveitamento e do uso eficiente dos recursos naturais da cadeia produtiva, considerando o ciclo de vida total do produto. Significa também aplicar inovação e conhecimento para aumento da eficiência por meio do uso racional dos recursos, minimizando a geração de resíduos e maximizando o reuso e o reaproveitamento.

 

A empresa busca uma atuação decisiva e pró-ativa na construção do futuro, estando sempre à frente do movimento de transformação, liderando os novos rumos e antecipando tendências em prol do desenvolvimento sustentável.  Fundada em 10 de setembro de 2001, é uma organização controlada por dois grandes e sólidos grupos empresariais: a Camargo Corrêa e a Solví. Empresa líder no mercado de soluções ambientais, com atuação em todo território nacional, tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina. Seu portfólio de serviços conta com três grandes frentes de negócios: Tratamento e Destinação Final de Resíduos, Essencis Manufatura Reversa e Engenharia e Consultoria Ambiental.

 

A Gestão Ambiental Integrada da Essencis Soluções Ambientais está dividida em três grandes frentes mercadológicas:

 

Soluções em Tratamento e Destinação Final de Resíduos

Nesta área, estão concentradas todas as tecnologias de ponta para tratamento e destinação de resíduos, como dessorção térmica, incineração, co-processamento, biogás, aterros, tratamento de efluentes, biopilha e laboratório de última geração para caracterização e classificação de resíduos e análise de água conforme a legislação vigente. As unidades localizam-se em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina

 

Soluções em Manufatura Reversa

Unidade de negócios criada em 2008 para oferecer soluções alinhadas com um dos principais mandamentos da sustentabilidade: recuperar e reaproveitar o máximo. Este é o objetivo da Essencis Manufatura Reversa que oferece tecnologia de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento de partes recicláveis de equipamentos como geladeiras, congeladores, condicionadores de ar, eletroeletrônicos, veículos, máquinas, entre outros. Ou seja, produtos descartados ganham nova vida na forma de materiais e matérias-primas reintegradas aos processos industriais e utilizadas em novas aplicações. O que não pode ser reaproveitado é tratado e encaminhado para a destinação final adequada. A unidade móvel permite atuação nacional desta solução.

 

Soluções em Engenharia e Consultoria

Nesta unidade de negócios estão concentradas soluções que contemplam a sustentabilidade de forma abrangente, como a realização de auditorias ambientais, gerenciamento de áreas contaminadas, gestão ambiental no mercado de óleo, gás e energia, gestão estratégica de água, gestão de emissões atmosféricas, projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo e gerenciamento ambiental de obras de infraestrutura. Os escritórios localizam-se em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

 

 

 

Fonte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

.

Você é registrado? Efetue login no menu a direita ou Clique aqui...